Itajaí 2040
Em 2017, o Governo de Volnei Morastoni na prefeitura Municipal de Itajaí, em Santa Catarina, uma cidade com mais de 200 mil habitantes, decidiu repensar a forma de gerenciamento de cidade, transformando-a em um sistema empreendedor, planejado, dinâmico e inovador.
Assim, surgiu o Planejamento Estratégico do Município de Itajaí – o PEMI 2040, um plano de administração pública que fórmula metas e objetivos sólidos que devem ser cumpridos a curto, médio e longo prazo. Em termos gerais, o objetivo do PEMI é fazer um projeto de cidade.
Construir um projeto de cidade é diferente de construir um projeto de governo ou um projeto de poder. Projeto de governo é quando o executivo pensa apenas no seu umbigo, no seu plano de governo. Projeto de poder serve para alavancar carreiras políticas, é efêmero. Projeto de cidade, no entanto, serve para melhorar a vida das pessoas no presente e no futuro. E é para esses desafios que o PEMI se propõe.
O planejamento iniciou em 2017, mas pensa também nos próximos 22 anos, em uma Itajaí de 2040. O PEMI trabalha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e é baseado no tripé Cidade Inteligente, Sustentável e com Justiça Social.
Ao longo de dez meses, todas as secretarias, autarquias e fundações foram pesquisadas, com o total de 272 servidores entrevistados, compondo o documento denominado de diagnóstico.
Conjuntamente, foi desenvolvida a pesquisa social do município com a participação de 1.139 cidadãos em 28 bairros do município.
Foram desenvolvidas oito oficinas denominadas de Oficinas do Futuro, que envolveram a discussão com 477 cidadãos que representam as lideranças políticas, sociais e econômicas do município. Foi construído o conjunto de levantamento de dados, por meio do qual se observam os índices de atendimento e atenção da população pela gestão municipal, com mais de 150 indicadores analisados. Este documento é denominado de Itajaí em Números.
Também foi desenvolvida a pesquisa denominada Caderno de Tendências e Boas Práticas, o qual aponta o que de mais novo e de melhor está sendo implantado nos órgãos da administração pública em geral. A partir destes documentos, fez–se a aglutinação desses levantamentos, compondo o que é denominado de PEMI 2040 – Planejamento Estratégico do Município de Itajaí, o qual, juntamente com os cadernos anteriormente descritos, apresentam 4 grandes dimensões, sendo estas: Econômica; Infraestrutura e Meio Ambiente; Desenvolvimento Social e Governança que orientam 33 objetivos estratégicos, distribuídos em 228 ações estratégicas que compõem o conjunto operacional para a implementação do planejamento estratégico pelo Escritório PEMI de gestão.
Destaca-se ainda que a partir das ações estratégicas, o escritório PEMI de gestão passou a atuar junto às secretarias, autarquias e fundações municipais, apoiando na definição de programas e projetos, a priorização destes, a definição de metas e os indicadores de avaliação.
Como qualquer empreendimento humano só progride se houver lideranças consistentes, se fez necessária a qualificação dos líderes desse governo, e para isso, a Prefeitura de Itajaí contou com a metodologia MasterMind da The Napoleon Hill foundation – que atuou de forma significativa n o fortalecimento de líderes com vistas ao seu alto desempenho e performance. Desde 2017 já foram qualificados pela MasterMind centenas de líderes da gestão estratégica de Itajaí. Participam dessa formação cargos comissionados e efetivos, uma vez que o PEMI tem foco e ações para um projeto de cidade, extrapolando mandatos. A intervenção do MasterMind veio a ratificar com brilhantismo e excelentes resultados o conjunto de ações estratégicas e importantes para o sucesso do PEMI 2040. Itajaí ganhou primeiro lugar em junho de 2019, em Florianópolis – SC, como melhor aplicação dos 17 objetivos sustentáveis segundo a ONU, através do PEMI.
Ao concluir um projeto de tamanha dimensão e amplitude, Itajaí pretende tornar se um município inovador e atrativo; com justiça social, inclusivo e próspero; sustentável, planejado e integrado; saudável, com qualidade de vida e com excelência em educação. Devido ao atual cenário brasileiro, fortemente influenciado pela recessão, e principalmente pela globalização e aumento na competitividade, exige-se das organizações novas formas de agir, de modo que garanta a sua sobrevivência futura. Neste contexto e influenciado em especial pela nova tendência de gestão pública, o Município de Itajaí buscou realizar o planejamento estratégico para as próximas duas décadas, de modo que permita a ele prosperar cada vez mais.
A intervenção do MasterMind veio a ratificar com brilhantismo e excelentes resultados o conjunto de ações estratégicas e importantes para o sucesso do PEMI 2040.
PROJETO DE CIDADE É DIFERENTE DE PROJETO DE GOVERNO OU PROJETO DE PODER
Alcides Volpato
Especialista em Administração Pública UNOESC– Mestrando em Gestão de Políticas Públicas UNIVALI Coordenador do PEMI-2040 – Diretor de Planeja-mento Estratégico do Município de Itajaí.
RAQUEL GASTALDI Docente UNIVALI – Mestre em Psicolinguística Aplicada pela UFSC.Co-coordenadora do PEMI 2040 – Secretária Executiva do Município de Itajaí de 2017 a fevereiro de 2019.POR