HÁBITOS SÃO COMO ESTRADAS.

Você já deve ter visto fotos antigas de regiões onde hoje passam modernas rodovias, não é mesmo? Perceba que muitas delas começaram com uma trilha, caminho frequente de caminhantes ou condução do gado. Com o passar dos anos, foram alargadas, terraplanadas, sinalizadas, pavimentadas, ampliadas, receberam constantes reforços nas camadas de asfalto, não é mesmo? 

Assim são nossos hábitos, no início são tênues, frágeis… como aquelas trilhas que viraram estradas, teriam sido facilmente cobertas pela mata e esquecidas se por poucas semanas não se transitasse mais por elas. 

A neurociência denomina como fluxo de informações do hábito de caminho neural. 

Você já deve ter lido ou ouvido que: “no início nossos hábitos são frágeis como um fio de cabelo, mas a repetição continuada tece uma corda de difícil ruptura” 

A repetição é a mãe de todos os hábitos. A capacidade de fazer de novo, e outra vez, e uma vez mais; isto automatiza o que nas primeiras vezes é de extrema complexidade para o cérebro. 

Experimentalmente, sabe-se que o start de um hábito se dá após fazermos algo por cerca de 21 dias consecutivos. A neurociência fala em 90 dias para consolidação de um novo hábito. 

Mas é depois de vários meses repetindo que descobrimos a magia do hábito: mesmo que, por algum motivo, nos privemos de fazer a ação habitual, ao retornarmos existe uma memória daquele comportamento, e rapidamente reconstruimos o hábito. 

Atletas que voltam a treinar, leitores habituais que voltam a ler, paraquedistas que voltam a saltar… 

Enoir Santos 

Diretor Franqueado 

MasterMind Santos SP